Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« é nóis na fita! | troque seu carro por um investimento | entrevista na tvcom »

troque seu carro por um investimento

Há algumas semanas eu defendia na Nova Corja que os moradores da zona central de Porto Alegre abandonassem seus automóveis em favor do transporte público, como forma de desafogar as ruas da cidade e ainda poupar dinheiro. Eis que o leitor Gabriel Britto levou a sério a sugestão. O relato do homem:

Já estou há um mês e meio sem carro (foi roubado em um seqüestro-relâmpago, lembra?) e anotando todos os meus gastos com transporte. Às vezes pego ônibus e lotações para ir a alguns lugares, às vezes arranjo uma carona, mas na maioria das vezes vou de táxi. Não tenho me privado de nada por não ter carro. Me obrigo a agir da mesma forma que seria se tivesse um carango. Se tiver que sair do Centro pra ir no Big da Sertório, pego um táxi e vou. Claro que estou tendo que me adaptar um pouco porque as coisas não podem mais ser imediatas como eram. Antes eu saía do prédio e meu carro tava lá me esperando. Hoje eu tenho que ligar pro táxi e esperar que ele chegue, ou tenho que caminhar algumas quadras pra chegar na lotação/ônibus. Também tive que comprar um guarda-chuva, porque tenho que andar mais e preciso estar preparado. Mas no fim das contas, tô gostando e tá valendo a pena. Olha só:

- Com carro, meu gasto médio mensal ficava em 514 reais por mês (IPVA, seguro, gasolina e flanelinhas).

- Com táxi/ônibus/lotação, meu gasto tá girando ao redor de 650.

- Porém, o dinheiro do carro aplicado numa poupança vai me render, no mínimo, 220 por mês (0,5%). E mais ainda se eu aplicar em fundos diferentes.

Sem contar a desvalorização do carro, que no meu caso ficou na média de 230 reais por mês

Como tu pode ver, dependendo do esilo de vida da pessoa, ter um carro é realmente perder dinheiro. Mas, no meu caso, tô achando ótimo. Pesando todas as vantagens e desvantagens de ser um desmotorizado, tô preferindo continuar assim. Não me estresso no trânsito (e tu não tem idéia de como eu me estressava em qualquer saída rápida), não me exponho a seqüestros-relâmpagos (pelo menos enquanto não começarem a abordar as pessoas na rua, enfiarem elas para dentro de um carro e seguir o roteiro de sempre) e ainda ganho dinheiro.

Ah, sobre o transporte público de POA, continuo com a mesma opinião: é uma merda. Vivo perdido tentando descobrir qual ônibus me leva pra qual lugar e já peguei alguns coletivos errados. Mas ainda assim acho que vale a pena.

Quando escrevi o primeiro artigo, nem me dei conta de que o dinheiro do carro bem investido poderia render o necessário para cobrir uma parte dos custos com táxi. O negócio é ainda melhor do que parecia.

Pessoalmente, pretendo só adquirir um carro no dia em que tiver filhos. Porque daí a vida complica demais.

20 de junho de 2008, 19:09 | Comentários (27)



Sugestão da
Livraria Cultura

persepolis.jpg

 

somerights20.gif

 

Get Firefox!

 

Sindicalize:



OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.