Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« vencemos batalhas, a guerra contra a lei azeredo segue | precisava mostrar isso a vocês | o futuro do jornalismo »

precisava mostrar isso a vocês

placasbpjor.jpg

Desculpem por perder o controle do meu umbigo, mas não consegui deixar de publicar essa foto da placa que ganhei no 6º Encontro da SBPJor. Juro que tentei manter meu habitual ar blasé, mas a verdade é que esse prêmio me deixou feliz demais. É uma prova de que meu investimento existencial na carreira acadêmica faz sentido, está começando a dar frutos. Em outras palavras, uma afirmação de que minha vida está no caminho certo. Aí está algo para fazer o sujeito dormir bem à noite.

Não houve a oportunidade de dizer algumas palavras ao receber o prêmio, então gostaria de expressar aqui a importância de recebê-lo. O fato de uma dissertação sobre webjornalismo participativo ter sido escolhida como a melhor de 2007 transcende o mero afago no ego. Os pesquisadores em jornalismo costumam ser vistos com certa desconfiança por estudiosos de outras áreas da Comunicação. Há uma impressão de que a Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo é um grupo de nostálgicos da mídia de massa ou corporativistas que se fecham em copas e não abrem espaço para outras idéias a respeito de como o Jornalismo é ou deveria ser. Já ouvi colegas se referirem à SBPJor como uma associação de "xiitas do Jornalismo".

Creio que o resultado do Prêmio Adelmo Genro Filho deste ano mostra o contrário. A área do jornalismo está, sim, aberta a novas idéias e pesquisas que testem os limites dessa prática. O que não é bem aceito são estudos que tentem falar de Jornalismo sem partir da, ou ao menos se referir à, Teoria do Jornalismo. Abundam por aí artigos que tentam trabalhar práticas jornalísticas sem tentar entender as especificidades da produção da notícia. Em geral, eles chegam a conclusões ingênuas. Sociólogos, psicólogos e outros ólogos muitas vezes crêem que podem dar conta do jornalismo usando apenas conceitos e métodos de suas áreas -- afinal, todo mundo sabe o que é o jornalismo e como ele funciona, não? Enfim, trata-se apenas de seriedade acadêmica, não de alergia à contradição.

As portas estão abertas e o jornalismo precisa mais do que nunca de visões de outras áreas, que ajudem a dar conta da reconfiguração provocada nessa atividade pelas novas tecnologias de comunicação e informação. Como membro da SBPJor, ficarei feliz em trocar idéias com sociólogos, psicólogos e todos os ólogos que queiram aceitar o convite de abordar o jornalismo.

23 de novembro de 2008, 14:35 | Comentários (15)


follow trasel at http://twitter.com

 

Sindicalize:







 


somerights20.gif

 

Get Firefox!



OmManiPadmeHum.gif

 

Site Meter


Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.