Comentários sarcásticos, crítica vitriólica e jornalismo a golpes de martelo por Marcelo Träsel


« maior problema real da capital são parques sem cerca | jornalismo impresso tenta recuperar o tempo perdido | restrições do TSE à internet prejudicam a democracia »

jornalismo impresso tenta recuperar o tempo perdido

A Associação Mundial de Jornais lançou três anúncios cujo objetivo é reforçar a importância e a saúde do meio impresso. Parece que o prognóstico de morte feito pela The Economist soou o alarme entre as diretorias de jornais do mundo inteiro. Francamente, prefiro ficar com a avaliação da centenária revista britânica, em lugar da argumentação de uma associação tão importante que nunca teve um presidente de uma empresa relevante no jornalismo, como o New York Times ou The Guardian -- ou mesmo Folha de São Paulo. Abaixo, o anúncio mais argumentativo:

Anúncio da Associação Mundial de Jornais - 2 - Upload a Document to Scribd
Read this document on Scribd: Anúncio da Associação Mundial de Jornais - 2

O artigo acima é cheio de falácias. A elas:

  • Duas das peças dizem que o jornal impresso atinge 1,6 bilhão de pessoas por dia, enquanto uma outra diz 1,4 bilhão.

  • O texto tem como principal argumento para a sobrevivência dos jornais o fato de que os diários mais importantes já têm uma presença na Web e são das indústrias que mais investem no meio digital. Inclusive, concorda que provavelmente no futuro o papel deixará de ser usado para distribuir notícias. Ou seja, sob certo ponto de vista o jornal realmente está desaparecendo.

  • Informa-se que o gasto com publicidade em jornais é muito mais alto do que os recursos investidos em publicidade na Internet. É verdade, mas isso ocorre porque os jornais cobram preços inflacionados -- com razão, aliás, porque ainda têm mais credibilidade do que qualquer outro meio --, enquanto a Internet oferece baixo custo devido à própria eficiência do meio digital. O uso de publicidade na Internet vem crescendo, enquanto a alocação de recursos para o jornal impresso vem caindo.

  • O artigo apela para a conveniência do meio impresso em comparação com o digital ou qualquer outro. Nesse ponto, além de ignorar o desenvolvimento tecnológico mais recente, como leitores de e-books e telefones móveis capazes de acessar a Web, extremamente convenientes, ainda comete diversos equívocos. Por exemplo: "O jornal tem liberdade de extensão, amplitude e profundidade, em conteúdo, reflexão e detalhe". Nenhum meio tem mais liberdade de extensão, amplitude e profundidade do que a Web, com seu espaço ilimitado. É uma questão de pura física.

    Bem, o próprio e tenebroso site da WAN já mostra que eles não compreendem muito bem a Internet. Não compreendem também o ponto principal: não é a Internet que está matando o jornal, mas o próprio abandono da qualidade promovido pelos mesmos diretores participantes da WAN, cuja primeira reação ao declínio comercial foi cortar postos de trabalho nas redações e apelar para notícias de "interesse humano" e distribuição de brindes.

    21 de julho de 2008, 14:08 | Comentários (4)


  • follow trasel at http://twitter.com

     

    Sindicalize:



    odesemprenunca_selo_final.gif



     


    somerights20.gif

     

    Get Firefox!



    OmManiPadmeHum.gif

     

    Site Meter


    Design por Soviete Supremo Produções. Otimizado para Firefox.