arquitetura que vale uma olhada, 1.
Conforme prometi três posts atrás, começo aqui a minha série ultra-pessoal Arquitetura que vale uma olhada (aqui em Porto Alegre, sempre é bom lembrar). A idéia é mostrar não grandes marcos que todos já estão carecas de conhecer, mas espaços, em geral casas, que passam desapercebidos e que tocam pela SINGULARIDADE.
Numa ordem aleatória de uma lista que provavelmente terá dez itens, apenas pelo redondo da coisa, começo então por essa casa, localizada no Menino Deus e conhecida no meio arquitetônico como Casa-Fatia. Desde o princípio, o que a torna singular e justifica o nome é o fato de não ser mais larga do que uma porta de garagem, e ao mesmo tempo comprida de ocupar meia quadra. Por dentro, há uma piscina suspensa que é uma loucura, o que sei por ter visto por acaso num especial Cláudia de arquitetura que lia o vizinho de poltrona no avião.
Enfim, um projeto ousado. Como vocês podem notar, não há muitas janelas (a entrada de luz, pelo que me lembro, se dá por cima). Na terceira foto, que não está muito boa, eu sei, dá pra ver o grande paredão lateral de concreto.
O que acho interessante é que, se a arquitetura contemporânea em geral é relacionada com uma certa frieza, de forma que nós não-especialistas costumamos rechaçá-la porque não acreditamos que ela inspire a sensação desejada de ambiente acolhedor, creio que na Casa-Fatia esse desafio que o contemporâneo deve enfrentar está muito bem resolvido com, bem, principalmente PLANTAS: o paisagismo gostoso e cuidadíssimo da propriedade quebra nosso ranço com o mudeeerno e dá um calor ao lar. Pelo menos comigo funcionou. Acho a casa super simpática.

Update: Aqui um álbum da Casa Fatia num site em espanhol, com vista aérea e fotos do interior.

casa-fatia01.jpg

casa-fatia02.jpg

casa-fatia03.jpg

postado por Carol Bensimon as 13:43 | pitacos (141) | trackBack (0)

arquivos

insanus



Kongo.gif